Como otimizar o relacionamento com seus clientes?

O marketing por e-mail é uma forma comum de manter contato com clientes.

Toda semana ou mensalmente, você pode enviar um boletim eletrônico simples (ou elaborado) que destaque produtos, debates sobre seus serviços ou inclua ofertas especiais para os clientes na sua lista. O surgimento da tecnologia por e-mail é muitas vezes uma resposta a mudanças do mercado e pode afetar o modo como você conduz a conversa com um cliente a um novo patamar.

Provedores de e-mail como Google (Gmail) e Microsoft (Outlook) criaram algoritmos cada vez mais inteligentes e filtros para manter de lado e-mail indesejados, mas, às vezes, isso significa que até assuntos interessantes não chegam a você. Você precisará da tecnologia de e-mail mais recente simplesmente para aparecer na caixa de entrada de uma pessoa, e a única maneira de fazer isso, em alguns casos, é usando um serviço externo, como MailChimpInfusionsoft ou HubSpot. Veja alguns elementos de tecnologia que você desejará buscar em um provedor:

  • Responsividade móvel. Isso significa que o e-mail fica bom tanto no celular quanto no desktop. Personalização além de /”Prezado João/”. Existem ferramentas que permitem extrair uma variedade de dados sobre um cliente, como preferências de compras, hobbies e assim por diante.
  • Ferramentas de marketing baseadas em comportamento. Isso é explicado um pouco mais abaixo, mas essas ferramentas permitem manter um conversa automaticamente (em grande parte). De certo modo, isso está vinculado às tendências de/”big data/” que você tem ouvido falar durante os últimos anos.
  • Análise. Taxas de entrega e ferramentas o ajudarão a ter sucesso para alcançar e realmente conversar com um cliente.

As chaves para otimizar suas iniciativas

  • Use as ferramentas à sua disposição. De acordo com Todd Lebo, parceiro da empresa de geração de demanda Ascend2, /”59% dos profissionais de marketing estão usando somente uma quantidade limitada de ferramentas de automação de marketing/”. A maior parte da tecnologia inteligente disponível permite comunicar-se com os clientes com base em ações que eles realizam, desde uma compra a /”abandonar o carrinho de compras/” para clicar em um link em um boletim. Ficar em contato com os clientes em cada estágio da interação pode mantê-los envolvidos com a sua marca. Às vezes, isso é chamado de marketing gota a gota, mas agora está muito mais inteligente.
  • Automatize (com cuidado). Tyler Garns, fundador da Box Out Marketing, ofereceu estes insights sobre como manter seu marketing por e-mail relevante, pessoal e consistente: /”Quando usada corretamente, a automação do marketing permite responder automaticamente às ações do cliente de forma pessoal e relevante. É uma técnica poderosa e economiza muito tempo para pequenas empresas que geralmente trabalham com recursos limitados. O perigo é usar demais esta tecnologia. Clientes astutos podem perceber as comunicações automatizadas e, quando isso acontece, você perde credibilidade/”.
  • Crie um processo. Qualquer uma destas ferramentas permite criar um processo, ou que a HubSpot chama de um fluxo de trabalho baseado no conteúdo que você tem a oferecer e nas experiência e ações do cliente. Vamos analisar um exemplo hipotético: Você oferece um e-book gratuito que pode ser baixado do seu site. Quando uma pessoa preenche o formulário para baixar o e-book, ela expressa um nível de interesse maior em sua empresa. Geralmente, uma empresa enviaria uma mensagem de agradecimento com um link para download. Isso é bom. No entanto, um processo de automação permitiria acionar uma série de e-mails a serem enviados, ao longo de um período, sobre o assunto daquele e-book. Você poderia saber a partir do software de análise do site e do seu histórico de vendas que as pessoas que baixam esse e-book específico comprar outro produto dentro de três meses. Então, você agenda o envio de comunicações para ocorrer ao longo desse período, misturando informações úteis em uma e mensagens de vendas em outra. Talvez, à medida que se aproxime do final desse período, você ofereça um desconto ou uma oferta do tipo compre um e leve outro, ou qualquer possibilidade que funcione para o seu produto.
  • Por fim, o marketing por e-mail é uma das formas mais poderosas de manter contato com clientes. Ao usar as melhores ferramentas tecnológicas de marketing e automação, você pode continuar nutrindo a conversa depois de estabelecer pontos de partida diferentes quando mensagens adicionais forem enviadas. Você economiza tempo e satisfaz o cliente.

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