Toda semana ou mensalmente, você pode enviar um boletim eletrônico simples (ou elaborado) que destaque produtos, debates sobre seus serviços ou inclua ofertas especiais para os clientes na sua lista. O surgimento da tecnologia por e-mail é muitas vezes uma resposta a mudanças do mercado e pode afetar o modo como você conduz a conversa com um cliente a um novo patamar.
Provedores de e-mail como Google (Gmail) e Microsoft (Outlook) criaram algoritmos cada vez mais inteligentes e filtros para manter de lado e-mail indesejados, mas, às vezes, isso significa que até assuntos interessantes não chegam a você. Você precisará da tecnologia de e-mail mais recente simplesmente para aparecer na caixa de entrada de uma pessoa, e a única maneira de fazer isso, em alguns casos, é usando um serviço externo, como MailChimp, Infusionsoft ou HubSpot. Veja alguns elementos de tecnologia que você desejará buscar em um provedor:
- Responsividade móvel. Isso significa que o e-mail fica bom tanto no celular quanto no desktop. Personalização além de /”Prezado João/”. Existem ferramentas que permitem extrair uma variedade de dados sobre um cliente, como preferências de compras, hobbies e assim por diante.
- Ferramentas de marketing baseadas em comportamento. Isso é explicado um pouco mais abaixo, mas essas ferramentas permitem manter um conversa automaticamente (em grande parte). De certo modo, isso está vinculado às tendências de/”big data/” que você tem ouvido falar durante os últimos anos.
- Análise. Taxas de entrega e ferramentas o ajudarão a ter sucesso para alcançar e realmente conversar com um cliente.
As chaves para otimizar suas iniciativas
- Use as ferramentas à sua disposição. De acordo com Todd Lebo, parceiro da empresa de geração de demanda Ascend2, /”59% dos profissionais de marketing estão usando somente uma quantidade limitada de ferramentas de automação de marketing/”. A maior parte da tecnologia inteligente disponível permite comunicar-se com os clientes com base em ações que eles realizam, desde uma compra a /”abandonar o carrinho de compras/” para clicar em um link em um boletim. Ficar em contato com os clientes em cada estágio da interação pode mantê-los envolvidos com a sua marca. Às vezes, isso é chamado de marketing gota a gota, mas agora está muito mais inteligente.
- Automatize (com cuidado). Tyler Garns, fundador da Box Out Marketing, ofereceu estes insights sobre como manter seu marketing por e-mail relevante, pessoal e consistente: /”Quando usada corretamente, a automação do marketing permite responder automaticamente às ações do cliente de forma pessoal e relevante. É uma técnica poderosa e economiza muito tempo para pequenas empresas que geralmente trabalham com recursos limitados. O perigo é usar demais esta tecnologia. Clientes astutos podem perceber as comunicações automatizadas e, quando isso acontece, você perde credibilidade/”.
- Crie um processo. Qualquer uma destas ferramentas permite criar um processo, ou que a HubSpot chama de um fluxo de trabalho baseado no conteúdo que você tem a oferecer e nas experiência e ações do cliente. Vamos analisar um exemplo hipotético: Você oferece um e-book gratuito que pode ser baixado do seu site. Quando uma pessoa preenche o formulário para baixar o e-book, ela expressa um nível de interesse maior em sua empresa. Geralmente, uma empresa enviaria uma mensagem de agradecimento com um link para download. Isso é bom. No entanto, um processo de automação permitiria acionar uma série de e-mails a serem enviados, ao longo de um período, sobre o assunto daquele e-book. Você poderia saber a partir do software de análise do site e do seu histórico de vendas que as pessoas que baixam esse e-book específico comprar outro produto dentro de três meses. Então, você agenda o envio de comunicações para ocorrer ao longo desse período, misturando informações úteis em uma e mensagens de vendas em outra. Talvez, à medida que se aproxime do final desse período, você ofereça um desconto ou uma oferta do tipo compre um e leve outro, ou qualquer possibilidade que funcione para o seu produto.
- Por fim, o marketing por e-mail é uma das formas mais poderosas de manter contato com clientes. Ao usar as melhores ferramentas tecnológicas de marketing e automação, você pode continuar nutrindo a conversa depois de estabelecer pontos de partida diferentes quando mensagens adicionais forem enviadas. Você economiza tempo e satisfaz o cliente.
Conte: Lenovo