A mobilidade corporativa é o novo desafio que os ambientes de trabalho mais modernos enfrentam. A tecnologia trouxe muitas mudanças, tanto na maneira como as pessoas se comportam e consomem, quanto na forma como trabalham. Por isso, organizações de todo o mundo estão precisando se adaptar a essa nova tendência.

Continue a leitura para entender o que é mobilidade corporativa e algumas dicas para aplicá-la com segurança no seu ambiente de trabalho.

O novo ambiente de trabalho com mobilidade corporativa

Para pessoas de uma ou duas gerações atrás, trabalhar em um escritório significava seguir a mesma rotina sempre. A pessoa entrava em um horário fixo, ia para sua mesa e começava a trabalhar. Nesse momento, usava cadernos, agendas, calculadoras e um número enorme de ferramentas, raramente, um computador.

Por diversos motivos, como a necessidade de acesso a arquivos que só existiam na empresa, uso do telefone, entre outros, o funcionário era forçado a ficar na sua mesa o dia inteiro.

Era uma vida estática na qual o movimento era pouco. O profissional também saía da sua mesa para visitar clientes e, mesmo assim, levava uma maleta cheia de relatórios, folhetos, guias e materiais de divulgação. Será que tudo continua o mesmo?

O número de ferramentas que um trabalhador de escritório precisa, por exemplo, diminuiu muito. Atualmente, tudo está resumido ao seu notebook ou desktop. Até a agenda foi substituída por apps de organização pessoal no smartphone.

Ou seja, tudo que uma pessoa precisa para trabalhar cabe no smartphone, notebook ou tablet. Será que existe realmente a necessidade de estar parado 8 horas por dia e em uma mesa de escritório? Alguns acreditam que não, por isso, esse tipo de mobilidade vem se tornando cada vez mais comum.

Mudanças na rotina dos funcionários

Boa parte das empresas mantém sua rotina com funcionários tendo horários definidos para entrar, almoçar e sair. Mas alguns desafiam a tradição adotando formas alternativas. O home office é um bom exemplo, assim como trabalho em horários flexíveis e pessoas que trabalham parcialmente fora da empresa.

No caso do home office, o colaborador pode fazer seu trabalho de casa e entregá-lo por vias digitais. Isso faz com que tenha maior liberdade para fazer seus horários e até escolher onde vai trabalhar. Esse formato de trabalho está ficando mais comum no Brasil, fazendo trabalhadores home office buscarem ferramentas que atendam suas necessidades fora da empresa.

Para empresas, realizar tarefas fora do ambiente de trabalho pode ser um grande desafio da mobilidade corporativa. Primeiramente, o colaborador precisa de um dispositivo que não o deixe na mão na hora de trabalhar.

Também é necessário adotar medidas de segurança para que as funções realizadas pela internet não abram portas para invasões de hackers. Falaremos mais a respeito desses desafios ao longo do texto.

O que todos precisam saber é que a mobilidade corporativa é uma realidade que precisa ser enfrentada pelas empresas para garantir uma força de trabalho inovadora, atualizada e motivada.

Alterações no uso da tecnologia

tecnologia é uma das grandes responsáveis pelas mudanças que levaram à mobilidade corporativa. Atualmente os funcionários conseguem acessar seu trabalho de qualquer lugar, contanto que usem a internet e a nuvem.

Existem organizações que estão aproveitando inovações tecnológicas para melhorar até a saúde dos colaboradores. É o exemplo das mesas de trabalho com esteiras para que eles possam caminhar ou correr em vez de ficar sentados. Também há outras opções nas quais o funcionário pode trabalhar de pé.

Além de mudanças mais radicais como essas, existem as óbvias alterações na relação de boa parte da população com a tecnologia. Os dispositivos móveis já fazem parte da vida de todo mundo, é difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos um smartphone.

Graças a isso, manter-se conectado é simples. Na verdade, é muito mais difícil se desconectar do trabalho do que ficar disponível quase o dia inteiro. Até as reuniões deixaram de ser completamente presenciais. Dependendo da empresa as reuniões são realizadas por Skype, com membros da equipe em lugares diferentes.

É claro que esse uso tecnológico traz riscos e problemas. Os dispositivos mobile, por exemplo, costumam ser alvo fácil para hackers e golpes. Será que sua empresa está preparada para adotar a mobilidade corporativa? É o que você vai descobrir com as dicas do próximo tópico.

Como aplicar mobilidade corporativa na sua empresa

Primeiramente, é necessário escolher equipamentos que forneçam todo o desempenho possível combinado com boa conectividade e duração de bateria. Colaboradores que passam muito tempo fora da empresa precisam lidar com situações adversas, como falta de carregadores por perto.

Assim, é essencial escolher notebooks e dispositivos híbridos que tenham desempenho adequado para as funções do colaborador. Como ele pode trabalhar se seu notebook fica travando o tempo inteiro?

Outro ponto essencial é a segurança. Uma pessoa que trabalha aplicando a mobilidade corporativa provavelmente se conecta em redes bem menos seguras que na empresa. Como lidar com isso? O dispositivo precisa estar atualizado com as medidas de segurança mais eficientes, incluindo antivírus e firewalls.

Toda a tecnologia utilizada deve permitir compartilhamento fácil de informações. Seus funcionários precisam se conectar e fazer parte de uma equipe mesmo trabalhando home office ou em horários flexíveis. Sabe como fazer isso? Deixando que se comuniquem livremente e com informações acessíveis para todos.

Como a Lenovo pode te ajudar?

A Lenovo entende os desafios impostos pela mobilidade corporativa e os novos paradigmas da vida de trabalho. Por isso, oferece soluções completas para quem deseja aplicá-la em sua organização sem abrir mão de produtividade, desempenho e segurança.

A linha de notebooks ThinkPad Série X1, por exemplo, é um modelo feito com as necessidades das pessoas de negócios em mente. Apesar de leve, sua bateria tem alta duração e todos os modelos da série são altamente resistentes.

Os ThinkPads Série X1 oferecem uma grande variedade de notebooks prontos para se adaptarem às necessidades de cada um. Eles vão desde o X1 Carbon, um equipamento de alto desempenho ultraleve e ultrafino, até o X1 Yoga, um híbrido que permite o profissional dar asas à sua imaginação como quiser. Além do X1 Tablet, que oferece maior portabilidade para trabalhadores em trânsito. É claro que todos esses modelos proporcionam a melhor segurança possível, evitando invasões e golpes.

Venha conhecer as soluções de TI Note B2B e entenda como você pode melhorar a mobilidade corporativa da sua empresa.